domingo, 29 de agosto de 2010

Quem foi Edgar Allan Poe...

Edgar Allan Poe foi um escritor, poeta, romancista, crítico literário e editor estado-unidense.


Nasceu em 19 de janeiro de 1809 em Boston (EUA). Após a morte dos pais (David Poe Jr. E Elizabeth Arnold Hopkins Poe), foi acolhido por Francis e John Allan que passaram a criar e cuidar de Edgar, que recebeu o sobrenome das duas famílias passando a se chamar Edgar Allan Poe.

Estudou em Londres, Stoke Newington, Richmond(1820) e na Universidade da Virgínia (1826).

Desde cedo, Edgar Allan Poe já demonstrava seu comportamento aventureiro, boêmio e desobediente. Não gostava de obedecer ordens e por este motivo acabava se desentendendo com o padrasto.

Em 1827, Edgar alistou-se nas Forças Armadas sendo dispensado após 2 anos.

Em 1829 sua madrasta falece e Edgar faz as pazes com seu padrasto. Neste mesmo ano entra na Academia Militar de West Point, sendo expulso por desobediência, o que causou uma nova briga com seu padrasto que chegou a falecer em 1834.

Sozinho novamente, mudou-se Baltimore e passou a morar na casa da tia viúva e sua filha Virgínia de 13 anos. E passou a escrever como meio de sobrevivência. No final de 1835, tornou-se editor do jornal Sothern Literary Messenger em Richmond no qual trabalhou até 1837. Neste intervalo de tempo Poe acabou se casando em segredo com sua prima Virgínia.

Em 1837, mudou-se para Nova Iorque e logo depois para a Filadélfia.

Em 1839, tornou-se editor assistente da Burton’s Gentleman’s Magazine, publicando artigos, histórias e críticas.

Durante este período sua mulher Virgínia sofre de tuberculose e falece em 1847. A doença da mulher fez com que Poe se tornasse viciado em álcool, largando o emprego. Retornou a Nova Iorque trabalhando no jornal Evening Mirror e como editor do Brodway Journal que faliu em 1846.

Poe mudou-se para uma casa no Bronx, hoje conhecida como Poe Cottage e aberta ao público, onde Virgínia morreu no ano seguinte. Cada vez mais instável, após a morte da mulher, Poe tentou cortejar a poeta Sarah Helen Whitman. No entanto, o seu noivado com ela acabaria por falhar, alegadamente em virtude do comportamento errático e alcoólico de Poe, mas bastante provavelmente também devido à intromissão da mãe de Miss Whiteman.

Nesta época, segundo ele mesmo relatou, Poe tentou o suicídio por sobredosagem de láudano, e acabou por regressar a Richmond, onde retomou a relação com uma paixão de infância, Sarah Elmira Royster, então já viúva. Durante sua vida, o autor teve 4 filhos.

No dia 3 de outubro de 1849, Poe foi encontrado nas ruas de Baltimore, com roupas que não eram as suas, em estado de psicose causada pela falta de bebida alcóolica, e levado para o Washington College Hospital, onde veio a morrer apenas quatro dias depois. Poe nunca conseguiu estabelecer um discurso suficientemente coerente, de modo a explicar como tinha chegado à situação na qual foi encontrado. As suas últimas palavras teriam sido, de acordo com determinadas fontes, “It's all over now: write Eddy is no more”, em português, “Está tudo acabado: escrevam Eddy já não existe”.

Nunca foram apuradas as causas precisas da morte de Poe, sendo bastante comum, apesar de incomprovada, a ideia de a causa do seu estado ter sido embriaguez. Por outro lado, muitas outras teorias têm sido propostas ao longo dos anos, de entre as quais: diabetes, sífilis, raiva, e doenças cerebrais raras.

Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_Allan_Poe

Nenhum comentário:

Postar um comentário